voltar

 
Livrar-se dos pêlos e manter uma pele lisa e bonita é uma preocupação freqüente das mulheres - e também dos homens. Entre os diversos métodos de depilação, os mais utilizados e indicados para uma manutenção saudável da pele são a remoção dos pêlos através de ceras (quente ou fria) e os métodos definitivos - com laser ou outras tecnologias.

Como é um processo que desgasta a pele, é importante ter certos cuidados antes e depois da depilação, a fim de prevenir irritações e outros problemas que possam decorrer da remoção dos pêlos. Seguem algumas dicas:

- No dia anterior à depilação é conveniente fazer uma esfoliação no local para remover células mortas e ajudar a desprender os pêlos encravados.

- Evite se expor ao sol logo depois do processo de depilação (sobretudo aquele feito com cera). A retirada de pêlos deixa a pele mais sensível e suscetível ao aparecimento de manchas.

- Ao contrário do que se pode pensar, o uso de hidratantes ou óleos logo após a depilação não é benéfico à pele. Apesar de trazerem uma sensação de alívio imediato, esses produtos obstruem os poros, o que pode causar o encravamento de pêlos e irritação.

- A adoção de alguns hábitos simples pode evitar o surgimento de pêlos encravados. Um deles é a esfoliação da pele, o que colabora para um melhor crescimento dos pêlos. O outro é evitar utilizar roupas muito justas e que comprimam a pele. A pressão causada pelo tecido nos pêlos poderá colaborar para que eles encravem.